Acupuntura Veterinária Bioenergética

Nos últimos tempos vimos surgir vários profissionais expondo tipos e escolas de acupuntura diferentes. Na verdade, a acupuntura é uma só e não existem novas técnicas e novos tipos de acupuntura. Tudo é baseado no conhecimento ancestral chinês.

Muitas vezes a acupuntura é mostrada de maneira mais didática, acrescentando nomes diferentes para promoção do conhecimento de uma forma mais simplificada.

Mas, o que tem a ver a Acupuntura Bioenergética com isso? Na verdade, a Acupuntura Bioenergética não é um jeito diferente de fazer acupuntura. É uma forma mais ocidental de explicar e facilitar o uso da acupuntura pelo ocidente.

Historicamente, tudo começou com um médico vietnamita, o Dr. Nguyen Van Nghi, com formação médica no seu pais, China e França, que trabalhou por mais de 30 anos com medicina ocidental. Por seu acesso a vários manuscritos clássicos de acupuntura e com sua mente brilhante começou a entender e a relacionar a medicina ocidental com a medicina chinesa, tornando assim mais fácil de explicar aos médicos ocidentais como a acupuntura funciona.

O Dr. Nguyen Van Nghi deu o nome deste processo de estudo de Acupuntura Bioenergética.

Assim, não estamos falando de algo místico, milagroso, maravilhoso ou inovador. A Acupuntura Bioenergética é simplesmente uma forma de ver a medicina ocidental com suas metáforas e conceitos às vezes desconhecidos pelos ocidentais, explicada para que o médico terapeuta ocidental possa entender e integrá-la nos diagnósticos e tratamentos de hoje.

Mas somos Médicos Veterinários. Então, o que podemos falar da Bioenergética na nossa profissão?

Em 2010, dando aula em um curso de acupuntura na Venezuela, trocamos informações com o Dr. Danny Rafael Pérez, veterinário da região que nos apresentou vários conceitos novos e muitos deles desconhecidos pelos Médicos Veterinários Acupunturistas brasileiros, inclusive com tratamentos de doenças “tabus” como os casos de cinomose em fase aguda, que na época se dizia não poder tratar, e que atualmente temos excelentes resultados nos tratamentos desta doença nesta fase.

O Dr. Danny Rafael Pérez, naquela época, já aplicava as técnicas de bioenergética pelo menos há 5 anos como discípulo do Dr. Carlos Nogueira, que foi discípulo direto do Dr. Nguyen Van Nghi.

Afim de melhorar a qualidade de vida dos animais e dos tutores, fornecendo a possibilidade de aprimoramento nas técnicas de Acupuntura Veterinária, trouxemos o Dr. Danny Rafael Pérez para um congresso nacional em 2011, onde pela primeira vez foi ouvido o termo “Bioenergética” na Medicina Veterinária em um congresso no Brasil.

Após este congresso em 2011, o Dr. Danny Rafael Pérez ministrou cursos e palestras sobre Acupuntura Veterinária Bioenergética ao menos uma vez por ano no Brasil, tornando-a conhecida até mesmo antes do Dr. Carlos Nogueira, seu mestre, iniciar seus cursos na cidade de São Paulo.

O conceito de explicar a medicina chinesa com suas metáforas (como por exemplo: invasão de vento, calor perverso e tratamento que retira o fator patogênico externo que invade o organismo), podem então ser entendidas pelos médicos e veterinários (como por exemplo: alterações neurológicas, inflamação e retirada de vírus bactérias e outros patógenos do organismo).

Isto torna cada vez mais científico o entendimento do efeito e dos resultados que o tratamento com acupuntura pode oferecer.

Atualmente o Dr. Danny Rafael Pérez, venezuelano, se mudou para o Brasil e é o pioneiro no uso do tratamento e de ensinar a Acupuntura Bioenergética em seus cursos.

Não, não é mágica. É ciência. E a acupuntura bioenergética permite que todos vejam isso.

Eduardo Lobo e Rodrigo Gusmão